Vice-presidente do CIAPRA, Reges Aragão, ressalta a importância do projeto Parceiros da Mata para o Baixo Sul da Bahia
- Vanessa Andrade
- 7 de abr.
- 2 min de leitura

Prefeito de Ituberá, Reges Aragão.
Encontro em Valença marca avanço nas estratégias para fortalecimento da agricultura familiar com preservação ambiental
Durante a apresentação dos critérios de seleção do projeto Parceiros da Mata, realizada nesta sexta-feira (4), no município de Valença, o prefeito de Ituberá, Reges Aragão, que também exerce a função de vice-presidente do Consórcio Ciapra Baixo Sul, destacou a relevância estratégica da implantação do programa na região. A iniciativa do Governo da Bahia tem como foco o fortalecimento da agricultura familiar aliado à preservação ambiental da Mata Atlântica.
Para Reges, o projeto responde a uma demanda histórica dos agricultores familiares do Baixo Sul, ao reconhecer as especificidades da região e propor soluções voltadas à sustentabilidade e geração de renda. “Eu costumo dizer que o nosso território do Baixo Sul, comparado com regiões do semiárido e locais de seca, tinha uma visão de que não precisava de muito investimento em infraestrutura no campo da agricultura. Mas eu creio que as coisas vão acontecendo no tempo certo, considerando aquilo que mais precisa”, afirmou.
O gestor reforçou que a união entre Estado e municípios é essencial para que os resultados sejam duradouros. “Estamos traçando estratégias e definindo diretrizes para a implantação do Parceiros da Mata aqui na nossa região. O Governo do Estado, através de todos os entes consorciados, está dando um passo firme para oferecer uma política pública estratégica, que vai melhorar a qualidade de vida principalmente das pessoas que dependem da agricultura familiar”, acrescentou, o prefeito de Ituberá.

Prefeita Jacqueline Soares, de Nilo Peçanha.
O encontro foi promovido pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com apoio do Ciapra Baixo Sul. Participaram da reunião gestores municipais e representantes de entidades voltadas ao desenvolvimento territorial, como o prefeito Quinha, de Presidente Tancredo Neves; a prefeita Kitty Guimarães, de Taperoá; e a prefeita Jacqueline Soares, de Nilo Peçanha. Também estiveram presentes representantes do Colegiado de Desenvolvimento Territorial (Codeter), cooperativas, associações e membros do consórcio intermunicipal.
O projeto Parceiros da Mata contempla 77 municípios distribuídos entre os territórios Baixo Sul, Litoral Sul, Vale do Jiquiriçá e Médio Rio de Contas, com ações voltadas à sustentabilidade ambiental, recuperação de áreas degradadas e fortalecimento da produção rural. A proposta visa unir proteção ambiental com o desenvolvimento econômico das comunidades que dependem diretamente dos recursos naturais para sobreviver.
A próxima Plenária Territorial do projeto Parceiros da Mata já está sendo organizada e deverá ocorrer no mês de maio, fortalecendo o diálogo entre governo, consórcios, lideranças locais e agricultores.

Fonte/fotos: Assessoria
Comments