top of page
BANNER WEB - 728x90px - ESTADO SOLIDARIO.png

Escola de Irecê vence prêmio nacional LED com projeto de sustentabilidade e inovação

  • Foto do escritor: Vanessa Andrade
    Vanessa Andrade
  • há 4 horas
  • 3 min de leitura

Escola Municipal Quilombola Anísio Teixeira conquista o Prêmio LED Luz na Educação, reforçando a potência da educação empreendedora.


O projeto “Inovação e sustentabilidade: a construção de uma política de convivência com o Ser-Tão” foi o grande vencedor da categoria Empreendedores do Prêmio LED (Luz na Educação), considerado o “Oscar” da educação brasileira. O evento de premiação foi realizado dia 17 de abril, em São Paulo.


A conquista inédita tem como protagonista a Escola Municipal Quilombola Anísio Teixeira, localizada na comunidade de Lagoa Nova, em Irecê. A iniciativa mobilizou professores, coordenadores, equipe técnica, estudantes e famílias na criação de uma prática pedagógica transformadora que alia inovação, sustentabilidade, valorização cultural, educação antirracista e tecnologia social.


A proposta nasce da realidade do semiárido, e se fortalece ao incorporar os saberes da ancestralidade africana com base nas filosofias Bantu e Yorubá, que valorizam o respeito à natureza, o cuidado com os ecossistemas e a interconexão entre ser humano, coletividade e meio ambiente.


O diretor da escola, Arnobson dos Santos Costa, ressaltou a importância de inserir novas práticas de aprendizado, que insiram atividades que fomentem o respeito pela raça, cor, cultura e identidade de cada indivíduo, incentivando o aprendizado com ações práticas no dia a dia das crianças.


Segundo Arnobson, a parceria com o Sebrae também foi essencial para que a escola se estruturasse enquanto ambiente empreendedor, despertando em alunos e professores a capacidade de propor, inovar e transformar. “O Sebrae acreditou na nossa comunidade. Foi além da orientação técnica. Nos incentivou a acreditar no que temos de melhor, a nossa cultura, a nossa gente e a nossa capacidade de fazer diferente. Essa vitória é da escola, dos alunos e também do Sebrae, que apostou em nosso potencial desde o início. Ficamos muito gratos em fazer parte desse ecossistema de empreendedorismo e educação”, destacou Arnobson.


A coordenadora do projeto Ser-tão, Eloisia Mendes, destacou a potencialização de práticas pedagógicas que transformam a realidade dos alunos e de todos em volta da escola. “Educar é muito mais do que ensinar, é transformar. E é isso que todos nós estamos fazendo na Escola Anísio Teixeira. São crianças que estão vendo e vivendo o mundo de outra forma, com mais respeito, inovação, empreendedorismo e pertencimento”, afirmou.

Pareceria com o Sebrae

A escola Anísio Teixeira participou de dois ciclos do programa ALI Educação Empreendedora, executado pelo Sebrae, que inclui ações como as oficinas com professores, a aplicação de ferramentas pedagógicas voltadas ao empreendedorismo e a realização de duas edições da Feira Literária Gastronômica, que se tornaram referência de protagonismo estudantil e articulação com a comunidade. Além disso, a escola também foi destaque no Prêmio Educador Transformador, alcançando segundo e terceiro lugar na etapa estadual.


Para a gestora de Políticas Públicas e Educação Empreendedora do Sebrae em Irecê, Rosângela Bastos, o reconhecimento nacional é uma consequência do trabalho sério e comprometido da escola com a transformação de vidas. “A Escola Anísio Teixeira é um exemplo de como a educação pode ser viva, conectada com a identidade local e promotora de desenvolvimento. O Sebrae tem orgulho de fazer parte dessa caminhada, apoiando educadores e estudantes a empreenderem com propósito e pertencimento”, afirma Rosangela.


O gerente regional do Sebrae em Irecê, Edirlan Souza, reforçou o papel da educação empreendedora como estratégia de mudança social e destacou a importância desse prêmio nacional para a educação de Irecê. “Quando o Sebrae chega à escola, chega para somar, e quando encontra uma equipe apaixonada como a da Anísio Teixeira, os resultados são grandiosos. Essa conquista mostra que é possível inovar com identidade, transformar com sustentabilidade e inspirar o Brasil a partir do semiárido. Estamos muito felizes e orgulhosos com essa premiação mais do que merecida”, conclui Edirlan.



Por Nara Zaneli para ML Comunicação

Fotos: Fernanda Lanza


Comments


Siga!
  • Facebook ícone social
  • YouTube ícone social
  • Instagram ícone social

Contate-nos: 75991211904 | 75998317900 | vanessa.cultura.bsul@gmail.com

0  0  4  0  1  9  2

© 2016 - Criado pela Agência Andrade Comunicação e Marketing 

bottom of page